terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CRISE É OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO


No dia a dia como consultor e facilitador, permite-me observar que algumas empresas estão se saindo muito bem no confronto com a crise e conseguindo aproveitar as oportunidades do momento seguindo numa crescente com resultados que além de positivos são muito animadores.
Crises são cíclicas, e numa visão não otimista e sim realista, são oportunidades para que os melhores tomem uma postura diferenciada e prosperem. Acredito que momentos de crise são essenciais para sairmos da Zona de Conforto e mudar. Este é o caminho de adaptação e continuidade do crescimento.
QUAL A OPORTUNIDADE QUE A CRISE TRAZ PARA SEU NEGÓCIO?
Em momentos de crise, a eficiência é uma questão de sobrevivência e as empresas buscam melhorar seus controles.
Nos momentos econômicos desfavoráveis, como o atual, as empresas precisam adotar soluções que tenham impacto estrutural, como a manutenção do caixa, a reprogramação dos investimentos, o redimensionamento da equipe/jornada de trabalho, estratégias comerciais eficientes e ajustes nos processos produtivos.
O movimento natural e imediato das empresas num cenário de retração econômica é partir para os cortes orçamentários. Claro que isso precisa ser feito, mas é importante considerar de que forma e quais custos cortar.
Vendo como oportunidade, a maior disponibilidade de tempo das equipes, é possível focar as atenções para reuniões e treinamentos. Nas reuniões internas, a discussão de alternativas de inovação fortalece a empresa na medida em que reforça sua competitividade e anima o grupo para a construção do futuro. Também podem ser feitos treinamentos com temas diversos, desde a área técnica até a comportamental.
 VIVA PARA O APRENDIZADO
“Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.” (Roberto Shinyashiki).
Como estratégia de médio e longo prazo, o momento de instabilidade econômica é uma oportunidade para se investir em treinamentos, aproveitando o tempo dessa menor demanda para motivar e mudar a forma de pensar e agir dos funcionários.
“As empresas que já têm a visão de que a crise é sazonal aproveitam para investir na capacitação de seus colaboradores pensando no futuro. É como um time em pré-temporada”. (Rômulo Santos).
Por fim, notícias ruins estão por todos os lados, na mídia, nas rodas de conversa, aonde você for! Não devemos nos abalar e muito menos esperar que os problemas se resolvam sozinhos. Aproveite a oportunidade e faça que as mudanças mais importantes aconteçam, e não se perturbe ao ponto de ameaçar sua sobrevivência. A crise é o momento de dar consistência, mostrar solidez e de progredir pessoal e empresarialmente.
Quando me tiraram o chão, descobri que tinha asas. E podia voar. (Lídia Vasconcelos).