terça-feira, 27 de março de 2012

Programa de Desenvolvimento de Lideranças Nutrifrango


Objetivo: apoiar a empresa no desenvolvimento de seus lideres, através de atividades de capacitação que contemplem as principais competências gerenciais necessárias a qualificação da gestão de pessoas da organização.
Duração: 12 meses, 160h de trabalho.


  

Abordagem sobre Atividades Experienciais ao Ar Livre:
Ao organizarmos um programa de desenvolvimento de lideranças, ou até mesmo de equipes, devemos contemplar métodos pedagógicos que sejam capazes de desenvolver, as competências profissionais, ou seja, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos participantes. Levando em consideração o publico alvo, geralmente adultos, não podemos simplesmente colocá-los em uma sala de aula e repassar de modo exaustivo conceitos, formulas, instrumentos e métodos puramente teóricos, é preciso que eles vivenciem, experimentem e assimilem. O importante é o participante ter contato com o conteúdo através de várias as formas.

As atividades experienciais ao Ar Livre, ao meu ver, proporcionam aos participantes um ambiente diferente daquele onde ele se insere diariamente, nesse espaço de aprendizagem o conteúdo ganha uma dimensão maior, não é meramente prescrito, devido aos momentos de reflexão ora individual e ora coletiva,. Um ambiente mais livre e solto, gera no participante uma certa liberdade, e com isso o processamento do conteúdo vai além daquele momento, se estende através do sentimento que o participante leva consigo para sua vida, sua casa, seu trabalho. Ao lembrar, ao contar a experiência vivenciada, o participante de certa maneira retoma o conteúdo trabalhado, percebo isto como sendo um dos maiores benefícios desse método de ensino. O sujeito sente-se parte integrante do treinamento e não mero expectador!

 
Maria Rejane da S. Arboite
Assessoria em Gestão Empresarial

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pesquisa aponta mercado de eventos em alta no Brasil

O fortalecimento de uma marca ou negócio a partir de eventos de lançamento ou ainda, de promoção de um produto estão se tornando pauta constante nos investimentos de empresas brasileiras.

De acordo com a pesquisa Impacto Econômico dos Eventos, encomendada pelo Instituto Alatur, o aumento neste tipo de serviço foi de 43% nas companhias brasileiras em 2011.
marketing corporativo é um dos principais responsáveis pelo acréscimo deste número, o que traria resultados profissionais positivos a curto e médio prazo. Segundo o estudo, as empresas tendem a realizar eventos próprios, como convenções, lançamentos de produtos e patrocínio de shows.
São feitos, em média18 eventos pequenos (de dez a 50 pessoas) durante o ano, por empresa. Já as ações de médio porte (51 a 250 pessoas) sobem para 19 nas empresas e os grandes eventos (para mais de 250 pessoas) chegam a 12 anuais.
A maioria dos investimentos no mercado de eventos é para:
* 42% em Exposições, salões e estande em feiras;
* 40% em Confraternizações;
* 33% em Treinamentos/Workshops
A pesquisa revelou ainda, que, durante o ano passado, foram gastos, em média, R$ 2,4 milhões por empresa com eventos diversos.